Aprendizado Constante em Cada Post Seu Guia Diário de Programação Novos Artigos de Código Todo Dia Desenvolvido pelo Blog Professor Clayton Andrade

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Arquitetura em Camadas Por Entidade para aplicações JavaFX

A Arquitetura em Camadas Por Entidade para aplicações JavaFX é uma abordagem moderna e eficiente na construção de aplicações, especialmente quando se trata de JavaFX. Essa estrutura promove uma organização mais lógica e modular do código, facilitando a manutenção e a escalabilidade do projeto. Neste artigo, vamos explorar a importância da arquitetura em camadas por entidade, como ela se encaixa no desenvolvimento de aplicações JavaFX e forneceremos um exemplo prático de sua implementação.

 

  1. O que é Arquitetura em Camadas por Entidade?
  2. Definição e Conceito
  3. Principais Vantagens
  4. Implementando a Arquitetura em Camadas por Entidade em JavaFX
  5. Estrutura do Projeto
  6. Descrição das Camadas
  7. Comparação com Outros Modelos de Arquitetura
  8. Arquitetura em Camadas Tradicional
  9. Arquitetura em Microserviços
  10. Boas Práticas na Implementação da Arquitetura em Camadas por Entidade
  11. Organização do Código
  12. Testes e Manutenção
  13. Conclusão

 

 

1. O que é Arquitetura em Camadas por Entidade?

 

2.Definição e Conceito

A Arquitetura em Camadas por Entidade, também conhecida como Feature-Based Architecture, organiza o código de uma aplicação em camadas específicas que estão relacionadas a uma determinada entidade. Isso significa que, ao invés de separar as camadas em diretórios distintos (como Model, DAO, Service, Controller), todas as classes e arquivos que pertencem a uma entidade específica são agrupados em uma única pasta. Essa abordagem proporciona uma estrutura coesa e facilita o desenvolvimento e a manutenção.

3.Principais Vantagens

As principais vantagens da Arquitetura em Camadas por Entidade incluem:

  • Organização: Todos os componentes relacionados a uma entidade estão em um único local, tornando a navegação no código mais intuitiva.
  • Separação de Responsabilidades: Cada camada ainda mantém suas funções específicas, mas a proximidade de código relacionado reduz a confusão.
  • Escalabilidade: Novas entidades podem ser adicionadas facilmente sem impactar o restante da aplicação.
  • Facilidade de Testes: A estrutura modular permite a realização de testes de forma mais isolada e eficiente.



4. Implementando a Arquitetura em Camadas por Entidade em JavaFX

 

5.Estrutura do Projeto

Ao implementar a Arquitetura em Camadas por Entidade em um projeto JavaFX, a estrutura do projeto pode ser organizada da seguinte maneira:

src/
├── main/
│   ├── java/
│   │   ├── com/
│   │   │   └── exemplo/
│   │   │       ├── pessoa/                    # Pasta da entidade
│   │   │       │   ├── PessoaModel.java       # Camada Model
│   │   │       │   ├── PessoaDTO.java         # Camada DTO
│   │   │       │   ├── PessoaDAO.java         # Camada DAO
│   │   │       │   ├── PessoaService.java     # Camada Service
│   │   │       │   └── PessoaController.java  # Camada Controller
│   │   │       └── Main.java                  # Classe principal
│   └── resources/
│       ├── fxml/                              # Arquivos FXML
│       │   └── pessoa_view.fxml
│       ├── images/                            # Pasta para imagens
│       └── styles/                            # Pasta para estilos CSS
└── test/

 

6.Descrição das Camadas

 

PessoaModel.java

A camada Model é responsável por representar as entidades dentro da arquitetura em camadas, refletindo as estruturas do banco de dados. Essa camada contém os atributos e métodos relacionados a cada entidade, funcionando como uma representação espelhada dos dados armazenados. No caso da PessoaModel, por exemplo, essa classe inclui informações como nome e idade. Embora a camada Model normalmente represente uma tabela do banco de dados, é importante notar que nem todas as classes de modelo precisam corresponder diretamente a uma tabela; algumas podem ser usadas para representar conceitos ou dados que não têm uma correspondência direta no banco. Essa estrutura permite uma separação clara entre a lógica de apresentação e o acesso aos dados, mantendo a camada Model focada exclusivamente em suas entidades.

public class PessoaModel {
    private String nome;
    private int idade;

    // Getters e Setters
    public String getNome() {
        return nome;
    }

    public void setNome(String nome) {
        this.nome = nome;
    }

    public int getIdade() {
        return idade;
    }

    public void setIdade(int idade) {
        this.idade = idade;
    }
}

 

PessoaDTO.java

A camada DTO (Data Transfer Object) é responsável pela transferência de dados entre as camadas da aplicação, especialmente entre a camada de apresentação e a camada de serviço. Os objetos DTO são utilizados para encapsular e transportar dados, permitindo a manipulação das informações sem expor a lógica de negócios. Embora os DTOs possam ser projetados para refletir a estrutura de dados de uma tabela no banco de dados, nem sempre correspondem a uma entidade persistida. Em geral, a camada DTO busca otimizar a comunicação entre as camadas, proporcionando um meio eficiente de transferência de dados.

public class PessoaDTO {
    private String nome;
    private int idade;

    // Construtores, Getters e Setters
    public PessoaDTO(String nome, int idade) {
        this.nome = nome;
        this.idade = idade;
    }

    public String getNome() {
        return nome;
    }

    public int getIdade() {
        return idade;
    }
}

 

PessoaDAO.java

A camada DAO (Data Access Object) desempenha um papel crucial na arquitetura de software, sendo responsável por facilitar a interação com a base de dados. Essa camada encapsula operações de CRUD (criação, leitura, atualização e exclusão) em entidades que, geralmente, estão ligadas a tabelas em bancos de dados. Embora sua principal função seja trabalhar com dados que têm uma correspondência direta nas tabelas, os DAOs também têm a flexibilidade de manipular informações que não estão necessariamente representadas como tabelas, como dados oriundos de APIs ou informações em memória.

public class PessoaDAO {
    public void salvar(PessoaModel pessoa) {
        // Lógica para salvar a pessoa em um banco de dados
        System.out.println("Pessoa " + pessoa.getNome() + " salva com sucesso!");
    }

    public PessoaModel buscar(String nome) {
        // Lógica para buscar a pessoa pelo nome
        return new PessoaModel(); // Retornaria um objeto Pessoa real
    }

    // Outros métodos como atualizar e deletar
}



PessoaService.java

A camada Service é essencial na arquitetura em camadas, responsável pela lógica de negócios da aplicação. Ela serve como intermediária entre a camada de apresentação e o DAO, utilizando os métodos deste último para manipular dados. Nesta camada, são realizadas validações e ajustes necessários nos dados antes de sua persistência, assegurando que apenas informações corretas sejam processadas.

public class PessoaService {
    private PessoaDAO pessoaDAO = new PessoaDAO();

    public void adicionarPessoa(PessoaDTO pessoaDTO) {
        PessoaModel pessoa = new PessoaModel();
        // Converte DTO para Model
        pessoa.setNome(pessoaDTO.getNome());
        pessoa.setIdade(pessoaDTO.getIdade());
        pessoaDAO.salvar(pessoa);
    }

    // Outros métodos para gerenciar pessoas
}

 

PessoaController.java

A camada Controller desempenha um papel fundamental na arquitetura em camadas, atuando como intermediária entre a interface do usuário e a camada de serviço. Sua principal função é gerenciar as interações do usuário, respondendo a ações como cliques, entradas de dados e outras solicitações da interface.

Quando um usuário realiza uma ação, o Controller é responsável por capturar essa interação e chamar os métodos apropriados na camada de serviço. Isso permite que a lógica de negócios seja executada, e os dados sejam processados adequadamente antes de retornar a resposta à interface gráfica. Essa separação de responsabilidades garante que a interface do usuário permaneça focada na apresentação, enquanto a lógica de negócios e as operações de manipulação de dados são tratadas de maneira eficiente pela camada de serviço.

package com.exemplo.controller;

import com.exemplo.dto.PessoaDTO;
import com.exemplo.service.PessoaService;
import javafx.fxml.FXML;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.control.Label;
import javafx.scene.control.TextField;
import javafx.scene.layout.VBox;

import java.util.List;

public class PessoaController {

    @FXML
    private TextField nomeField; // Campo de texto para entrada do nome

    @FXML
    private TextField idadeField; // Campo de texto para entrada da idade

    @FXML
    private Button cadastrarButton; // Botão para cadastrar pessoa

    @FXML
    private VBox pessoasContainer; // Container para exibir as pessoas cadastradas

    private PessoaService pessoaService = new PessoaService(); // Instancia o serviço diretamente

    @FXML
    public void initialize() {
        cadastrarButton.setOnAction(event -> cadastrarPessoa());
        listarPessoas(); // Lista pessoas ao inicializar
    }

    public void cadastrarPessoa() {
        String nome = nomeField.getText();
        String idadeText = idadeField.getText();

        // Validação de entrada
        if (nome.isEmpty() || idadeText.isEmpty()) {
            System.out.println("Por favor, preencha todos os campos.");
            return; // Sai do método se houver campos vazios
        }

        try {
            int idade = Integer.parseInt(idadeText);
            PessoaDTO pessoaDTO = new PessoaDTO(nome, idade);
            pessoaService.adicionarPessoa(pessoaDTO);
            nomeField.clear(); // Limpa o campo após o cadastro
            idadeField.clear(); // Limpa o campo após o cadastro
            listarPessoas(); // Atualiza a lista após o cadastro
        } catch (NumberFormatException e) {
            System.out.println("Idade deve ser um número válido.");
        }
    }

    public void listarPessoas() {
        pessoasContainer.getChildren().clear(); // Limpa o container
        List<PessoaDTO> pessoas = pessoaService.obterPessoas(); // Supondo que o serviço tenha esse método

        for (PessoaDTO pessoa : pessoas) {
            Label pessoaLabel = new Label(pessoa.getNome() + " - " + pessoa.getIdade() + " anos");
            pessoasContainer.getChildren().add(pessoaLabel); // Adiciona cada pessoa ao container
        }
    }
}

Arquivo FXML

O arquivo pessoa_view.fxml define a interface gráfica. Aqui está um exemplo básico de como pode ser estruturado:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<?import javafx.scene.control.*?>
<?import javafx.scene.layout.VBox?>

<VBox spacing="10" xmlns:fx="http://javafx.com/fxml" fx:controller="com.exemplo.pessoa.PessoaController">
    <TextField fx:id="nomeField" promptText="Nome"/>
    <TextField fx:id="idadeField" promptText="Idade"/>
    <Button fx:id="cadastrarButton" text="Cadastrar" onAction="#cadastrarPessoa"/>
</VBox>

 

7. Comparação com Outros Modelos de Arquitetura



8.Arquitetura em Camadas Tradicional

A Arquitetura em Camadas Tradicional organiza a aplicação em camadas separadas, como Model, DAO, Service e Controller, o que facilita a separação de preocupações e a manutenção do código. No entanto, em projetos maiores, essa separação pode tornar a navegação mais complexa, já que o código relacionado a uma entidade pode estar distribuído em diferentes diretórios. Para mitigar esses desafios, boas práticas de documentação e nomenclatura são essenciais.

9.Arquitetura em Microserviços

A Arquitetura em Microserviços divide a aplicação em serviços pequenos e independentes, permitindo que cada um seja desenvolvido e implantado separadamente. Isso oferece escalabilidade e flexibilidade, mas também aumenta a complexidade do sistema, exigindo um gerenciamento rigoroso das comunicações e integrações entre os serviços. Portanto, essa abordagem requer um planejamento cuidadoso para garantir a eficácia da implementação.

 

10. Boas Práticas na Implementação da Arquitetura em Camadas por Entidade

Implementar a Arquitetura em Camadas requer uma definição clara das responsabilidades de cada camada e o uso de interfaces para facilitar a comunicação entre elas. A documentação atualizada e clara também é vital, pois ajuda a equipe a entender a aplicação rapidamente e a realizar alterações de forma eficiente.

11.Organização do Código

Uma organização clara do código é crucial. Nomes significativos para classes e métodos, além de uma estrutura de pastas bem definida, facilitam a navegação e a legibilidade do código. Padrões de nomenclatura consistentes e uma hierarquia lógica de diretórios contribuem para um código mais acessível e compreensível.

12.Testes e Manutenção

Testes regulares, especialmente testes unitários, são fundamentais para garantir a qualidade do software. Cada camada deve ser bem testada para proteger contra regressões e documentar o comportamento esperado do sistema. Testes de integração também são importantes para assegurar que a comunicação entre camadas funcione corretamente.



13. Conclusão

A Arquitetura em Camadas por Entidade oferece uma abordagem eficiente e estruturada para o desenvolvimento de aplicações JavaFX. Sua organização em camadas permite uma separação clara de responsabilidades, o que não apenas facilita a manutenção e a escalabilidade, mas também melhora a compreensão do código ao longo do tempo. Ao seguir as boas práticas discutidas, como a definição precisa de responsabilidades de cada camada, a utilização de nomes significativos e a implementação de testes robustos, os desenvolvedores podem maximizar os benefícios dessa arquitetura. Como resultado, é possível criar aplicações mais robustas, de fácil manutenção e que atendem às necessidades dos usuários de maneira eficaz. Essa abordagem se mostra especialmente valiosa em projetos de médio a grande porte, onde a complexidade e a necessidade de colaboração são mais pronunciadas.

Veja Mais

Compartilhar Artigo:

Clayton Andrade

Redator & Professor

Formado em Ciência da Computação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e pós-graduado em Computação Forense e Perícia Digital pela Faculdade de Tecnologia Avançada (FTA). Atuo como professor universitário e técnico no SENAI, além de professor técnico no CEDUP. Tenho experiência como analista de sistemas e líder técnico em tecnologias backend, incluindo Java, Android e Spring Boot. Meu objetivo é descomplicar o mundo da programação, oferecendo dicas práticas e insights valiosos. Cada artigo que escrevo é pensado para ajudar você a dominar a tecnologia de forma acessível, objetiva e no seu próprio ritmo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Clayton Andrade

Clayton Andrade

Redator & Professor

Formado em Ciência da Computação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e pós-graduado em Computação Forense e Perícia Digital pela Faculdade de Tecnologia Avançada (FTA). Atuo como professor universitário e técnico no SENAI, além de professor técnico no CEDUP. Tenho experiência como analista de sistemas e líder técnico em tecnologias backend, incluindo Java, Android e Spring Boot. Meu objetivo é descomplicar o mundo da programação, oferecendo dicas práticas e insights valiosos. Cada artigo que escrevo é pensado para ajudar você a dominar a tecnologia de forma acessível, objetiva e no seu próprio ritmo.

Follow On Instagram

Posts Recentes

  • All Post
  • Arquitetura de Software
  • JavaFX
  • Linguagem Java
  • Programação Orientada a Objetos

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

Bem-vindo ao blog Professor Clayton Andrade! Nossa dedicação é compartilhar conhecimento prático e atualizado sobre desenvolvimento de software. Aqui, você encontrará tutoriais detalhados, dicas e artigos sobre linguagens de programação, frameworks, ferramentas e boas práticas de desenvolvimento. Nosso objetivo é ajudar desenvolvedores de todos os níveis, desde iniciantes até profissionais experientes, a aprimorar suas habilidades e acompanhar as tendências mais recentes do mundo da programação.

Post Recentes

  • All Post
  • Arquitetura de Software
  • JavaFX
  • Linguagem Java
  • Programação Orientada a Objetos

© 2024 Criado por Click4Ads